quarta-feira, 16 de abril de 2008

I Concurso de Projectos de Animação Sociocultural

Tirem os vossos projectos das gavetas, das pastas ou de onde for que os tenham guardado e toca a divulgar o vosso trabalhinho:

I Concurso de Projectos de Animação Sociocultural

A Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA) vai levar a efeito até 30 de Junho de 2008 o I Concurso de Projectos de Animação Sociocultural. Qualquer pessoa ou instituição pode apresentar a concurso propostas prévias à sua realização, experiências já realizadas ou simulações. Uma oportunidade única de participar num concurso à escala iberoamericana...

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE PROJECTOS DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA RIA

1. Podem concorrer a este concurso organizado pela RIA, qualquer trabalho que contemple a temática e metodologia próprias de um projecto de Animação Sociocultural em qualquer dos seus âmbitos e dimensões: recreação e tempo livre, desenvolvimento comunitário, desenvolvimento local e animação socioeconómica, educação de adultos, educação popular, associativismo e participação cívica, voluntariado, expressão e criatividade artística (animação teatral, animação musical, animação da leitura...), gestão cultural, animação desportiva, animação com sectores específicos da população (animação com idosos, animação infantil e juvenil...), formação ocupacional e laboral, animação sanitária e hospitalar, animação de territórios específicos (rural, urbana, de rua ou bairro, em urbanizações...), animação com grupos que tenham problemáticas específicas (pessoas portadoras de deficiência, marginalização e inadaptação social, menores em situação de risco, toxicodependências, animação em penitenciárias, acamados, imigrantes, minorias étnicas...), animação em escolas (actividades extra-escolares, animação dos processos de aprendizagem, animação na sala de aula, animação em residências estudantis...), animação em empresas, centros comerciais e de ócio, animação turística, animação de equipamentos recreativos e socioculturais (casas da juventude e centros juvenis, albergues e instalações de tempo livre, casas da cultura, centros socioculturais, escolas de animação e tempo livre, espaços de aventura, ludotecas...), animação de espaços de informação juvenil (centros e pontos de informação juvenil, serviços de apoio e orientação, bibliotecas...), animação museológica, etc.


2. A metodologia do projecto deverá ser própria da Animação Sociocultural (participativa, grupal, criativa) e terá de estar especificada no próprio projecto.


3. Os projectos apresentados a concurso podem referir-se a propostas de animação prévias à sua realização, experiências já realizadas ou simulações.

4. Os trabalhos apresentados devem conter as componentes mínimas de um projecto de animação sociocultural. A saber: - Uma introdução onde figure a delimitação e caracterização do projecto e a análise da realidade ou diagnóstico que o fundamente.- Uma descrição metodológica, planificação ou programação do mesmo. - Uma análise sobre o trabalho realizado ou resultados da experiência (só no caso em que o projecto já tenha sido aplicado)- Uma avaliação do projecto em relação com os resultados conseguidos (no caso de já se ter realizado) e o sistema de avaliação previsto (indicadores e instrumentos de avaliação).

5. Serão valorizados especialmente os trabalhos que contemplem bibliografia ou documentação que fundamente o projecto.

6. A extensão de cada trabalho não poderá ultrapasar as 30 páginas ou 60.000 caracteres e deverá ser apresentado em formato Times New Roman e tamanho 12 MS Word.

7. Os autores devem também enviar os seus dados profissionais (instituição, cargo, título, principais publicações), assim como o endereço para correspondência virtual e não virtual. Estes dados devem aparecer no final do projecto.

8. A ordem de apresentação das contribuições é: - Título em maiúsculas e centralizado na primeira linha- Nome(s) e titulação dos autores, centralizados na segunda linha- Instituição a que pertencem, centralizada na terceira linha- Desenvolvimento do projecto- Bibliografia ou referencias documentais no final do projecto. - Finalização do artigo com dados do/s autor/es

9. As notas devem aparecer no final do artigo, não devendo ser referências bibliográficas. Estas últimas devem aparecer no corpo do artigo com o formato seguinte (APA) (apelido/espaço/ano de publicação:/espaço/páginas), como o seguinte ezemplo: (Martínez 1991: 33).

10. A bibliografía deve aparecer por ordem alfabética segundo o formato APA, que aparece nos seguintes exemplos (atenção à pontuação, espaços, uso de itálico e maiúscula): Livro: VENTOSA, Víctor J. (2001): Evaluación y proyectos socioculturales, Madrid. Editorial CCS. Capítulo de livro ou artigo: ANDRADE DE MELO, V. (2006): "Animación (socio)-cultural: un punto de vista desde Brasil", en VENTOSA,V.(Coord.): Prespectivas actuales de la Animación Sociocultural. Madrid. Editorial CCS.

11. As imagens (gráficos, fotos, quadros e mapas) devem ser enviados em ficheiro anexo, em formato GIF ou JPG (com resolução mínima de 100 dpi e máxima de 300 dpi) e com a indicação do local onde se inserem no texto. Devem permitir a sua reprodução directa.

12. Os trabalhos são enviados por e-mail para a Secretaria do Concurso:

miguelblasco@rianimacion.org até 30 de Junho de 2008

13. O envio dos projectos implica a aceitação das normas do Concurso, assim como a possível publicação electrónica e/ou impressa dos mesmos.

14. Os trabalhos serão seleccionados por membros executivos da RIA (Secretariado e Junta Directiva) e poderão dar acesso aos seguintes prémios: 1.º Publicação de um livro da colecção RIA dos 15 melhores proyectos apresentados. 2.º Publicação electrónica na web da RIA de uma selecção de todos os trabalhos apresentados que reúnam os requisitos mínimos estabelecidos para o concurso.
Nota: Para mais informações pf. contactar a Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural

Informação retirada do site: www.apdasc.com

Sem comentários: