quinta-feira, 1 de maio de 2008

O que podemos fazer pelo ambiente?

Ambiente: começar por nós

É muito frequente, na abordagem às questões ambientais, fazer alusão à necessidade de grandes reformas e investimentos em áreas diversas como a energia, o ordenamento do território, a conservação da natureza, os recursos hídricos, os resíduos, entre outras.

Apesar dessa necessidade, a verdade é que é possível fazer muito pelo ambiente enquanto essas reformas não aparecem. O que não pode acontecer é estarmos todos parados à espera que os governos acordem de vez para a prioridade que é necessário dar às questões ambientais.
Cada um de nós deve, como cidadão, adoptar boas práticas ambientais ao longo do seu dia-a-dia. Poupar água e evitar a sua poluição, evitar a produção de resíduos e colaborar na separação dos materiais para reciclagem, poupar energia eléctrica na iluminação ou nos aparelhos que todos temos em casa ou utilizamos no trabalho, utilizar cada vez menos combustíveis fósseis começando por utilizar o transporte colectivo em vez do automóvel individual, e consciencializar os nossos amigos e familiares para a importância de também eles colaborarem com estas boas práticas diárias. Se fizermos isto já estaremos a fazer muito pelo ambiente.

Helder Spinola *Presidente da Direcção Nacional da Quercus

Fonte: http://www.quercus.pt/

Sem comentários: