quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conversas Sobre... Laboratório de Aprendizagens

O Laboratório de Aprendizagens, em Estoril (Cascais), têm vindo a desenvolver "Conversas sobre..." onde abrange diferentes temáticas de interesse para quem trabalha com crianças (e isto não quer apenas dizer os professores).

Este laboratório define-se como:
Desde 2003, a Câmara de Cascais promoveu um espaço de reflexão a que chamou de Laboratório de Aprendizagens.
O Laboratório pretende ser um espaço de reflexão e de encontro para pessoas que trabalham institucionalmente com crianças. Abrange também alguns “cantos” de trabalho, onde cada um pode construir os instrumentos mais adequados para o seu contexto pedagógico. Defende-se, neste sentido, a auto-formação reflexiva.
Não se trata de um centro de recursos ou de um centro de formação, mas de um local onde damos importância ao não formal, à formação centrada “nas práticas”, ao apoio logístico a professores e escolas, e a uma rede de escolas e instituições educativas.
(fonte: http://labap.no.sapo.pt/proposta.htm )

No site do Laboratório podemos encontrar a notícia de uma das "Conversas Sobre...", da qual tive o prazer de poder participar e contribuir no passado dia 19 de Feveiro, passo a citar:

No dia 19 de Fevereiro realizou-se um “Conversas sobre... organização grupo/sala”, desta vez, sobre a organização de um espaço na Esc. EB1 nº 2 de Carcavelos (Ludoteca dos Lombos), onde decorrem actividades de enriquecimento curricular e que depois das 17h30m funciona de um modo diferente, evidenciando-se a autonomia por parte das crianças na sua organização. Contámos com a presença da Susana Pereira, uma das animadoras que organiza e dinamiza o referido espaço. A partir da visualização de um pequeno filme com imagens recolhidas no local (com participação das crianças) e que serviu como mote para a reflexão e a ligação à prática de cada participante, foi possível conversar sobre o modo de organização do trabalho pedagógico num contexto educativo específico assim como das relações entre todos os elementos do grupo - crianças e adultos. (Fonte: http://labap.no.sapo.pt/ )

Antes das 17h30 funciona as Actividades de Enriquecimento Curricular.
Após esse horário, passa a funcionar a ludoteca.

Sem comentários: