A partir de um projecto de investigação de natureza interdisciplinar, surgiu O Programa de Intervenção "O Salta-letras" que pretende ser um material direccionado, não só, como apoio a contextos de dificuldades específicas da linguagem oral e escrita para crianças de diferentes faixas etárias (pré-escolar e primeiro ciclo), mas também como forma de promoção de competências nos domínios da linguagem oral, metalinguagem, leitura, escrita e em algumas áreas da psicomotricidade. Pretende, assim, ser um instrumento pedagógico facilitador da entrada da criança nos caminhos da literacia, tornando-a mais preparada e segura para enfrentar os desafios que se aproximam.
Formadoras (autoras do “Salta Letras”):
Teresa Maló Sequeira
Vanda Enes
Joana Almeida
Objectivos:
- Saber identificar os factores determinantes no sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita;
- Saber criar contextos de facilitação da aprendizagem da leitura e da escrita prévios às aquisições formais das mesmas;
- Saber optimizar as competências dos alunos ao nível da oralidade, da leitura e da escrita;
- Saber aplicar diferentes estratégias e recursos em crianças e jovens com dificuldades na leitura e na escrita.
Conteúdos Programáticos:
- A importância duma intervenção precoce ao nível das pré-aquisições para a entrada nas aprendizagens formais do 1ºciclo de escolaridade;
- Aquisições básicas para uma adequada preparação para as aprendizagens escolares:
a) Percepção, Discriminação e Memória Visual;
b) Grafismos e Estruturação Espácio-temporal;
c) Consciência Fonológica;
d) Pré-leitura e Pré-escrita.
- Apresentação do Programa O Salta-letras como material pedagógico e reeducativo para crianças e jovens com dificuldades na leitura e na escrita.
Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Local: Biblioteca do Hospital CUF Descobertas
Parque das Nações - Lisboa
Data e Horário: 27 Fevereiro de 2010 (sábado), das 10:00 às 17:00 horas
Nº de Vagas: 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Preço de Inscrição
Até 21/02/2010 - € 75 ; Após 21/02/2010 - € 100
Possibilidade de efectuar o pagamento com 2 cheques pré-datados (30 Jan. ’10 e 28 Fev. 2010).
Nota: O cheque deve ser passado à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Se preferir efectuar o pagamento por transferência bancária, por favor solicite-nos o NIB.
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.
Secretariado:
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 21 387 24 58 - Email: info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt
a) Percepção, Discriminação e Memória Visual;
b) Grafismos e Estruturação Espácio-temporal;
c) Consciência Fonológica;
d) Pré-leitura e Pré-escrita.
- Apresentação do Programa O Salta-letras como material pedagógico e reeducativo para crianças e jovens com dificuldades na leitura e na escrita.
Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Local: Biblioteca do Hospital CUF Descobertas
Parque das Nações - Lisboa
Data e Horário: 27 Fevereiro de 2010 (sábado), das 10:00 às 17:00 horas
Nº de Vagas: 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Preço de Inscrição
Até 21/02/2010 - € 75 ; Após 21/02/2010 - € 100
Possibilidade de efectuar o pagamento com 2 cheques pré-datados (30 Jan. ’10 e 28 Fev. 2010).
Nota: O cheque deve ser passado à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Se preferir efectuar o pagamento por transferência bancária, por favor solicite-nos o NIB.
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.
Secretariado:
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 21 387 24 58 - Email: info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt
(Informação recebida por e-mail pelos próprios e transcrita tal como foi recebida)
Sem comentários:
Enviar um comentário