Recentemente estive na Suécia, mais propriamente na Lapónia (nas terras do Pai Natal, no norte do país) e tive conhecimento do conceito de tempos livres nessas localidades e o contraste com o conceito português.
Digo contraste com o conceito português porque fiz dois estágios curriculares em ATL durante a minha formação.
Bem, como devem saber ATL significa Atividades de Tempos Livres. Mas o que é tempo livre? Se no tempo livre das crianças elas têm actividades programadas podemos então chamar essas actividades verdadeiramente de tempo livre? Já pensaram no verdadeiro conceito de ATL?
Apenas umas reflexões...
isto para dizer que os suecos já pensaram sobre isso...
ATL na Suécia (isto no ATL que visitei e do qual tive conhecimento através de um português que lá trabalha, mas que diz ser assim no geral):
- As crianças podem circular livremente pelas diferentes salas de actividades e escolher o que lhes apetece fazer;
- Se simplesmente não lhes apetece fazer nada, não fazem mesmo nada. Ninguém os vai obrigar, gritar, nada;
- Têm disponivel uma cafeteira e micro-ondas onde crianças do 1º ciclo (isto é com idades entre os 6 e os 9/ 10 anos) podem usá-los quando lhes apetecer para aquecer água ou outra coisa qualquer (não chamam um adulto e nenhum adulto entra em pânico por um miúdo de 6 anos mexer em água quente);
- No geral não existem actividades programas. São as crianças que gerem as suas próprias actividades;
- Gerem o espaço;
- Os adultos são meros vigilantes que respeitam as decisões das crianças;
- Quando querem ir para a rua brincar vão (agasalhados, mas podem ir);
- Ao entrar no edificío os sapatos ficam na entrada e andam de meias ou chinelos;
- As crianças não gritam, nem falam muito alto (deve ter haver com o aspecto cultural visto os suecos por natureza serem silenciosos ou falam baixinho. Imaginem um encontro de dois portugueses nas ruas da Suécia... Nem imaginam os olhares);
- A decoração das salas são muito personalizadas, com sofás, cortinas coloridas, tapetes, flores, etc. tudo o que possa transmitir calor e conforto como se fosse a sala da nossa casa...
São apenas pontos de vista, talvez não queira dizer que todos os ATL da Suécia sejam assim, mas a ideia geral que os suecos (com quem contactamos) transmitem é que por norma são mais ou menos assim como referi.
Ficam algumas ideias e sugestões que podemos adaptar à nossa realidade e tornar as nossas crianças mais felizes.
1 comentário:
Para além de todas estas coisas que a Susana mencionou há que acrescentar que os monitores podem proporcionar actividades, mas são de escolha completamente livre, as crianças fazem-nas se quiserem. Mais, os monitores devem fazer o possível para entrar nas brincadeiras das crianças e não o contrário. Até uma sala de carpintaria eles têm na escola e apenas para isto é preciso um monitor presente para VIGIAR ou ensinar a utilizar as ferramentas que querem usar e não para fazer o que seja pelas ou para as crianças. Tudo isto sem ter de gritar com as crianças, basta falar com elas que as crianças respeitam as regras que lhes são transmitidas. Realmente dá que pensar... é que os suecos levam o conceito de fritids (tempos livres) à letra. Ainda há muito que aprender sobre esta temática no nosso país.
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