quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ACTIVIDADES DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGENS

ACTIVIDADES DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGENS PARA JANEIRO E FEVEREIRO
O Laboratório de Aprendizagens irá realizar duas actividades:

Oficina de Origami, no âmbito do Banco de Tempo

Conversas sobre... Contextos Lúdicos na Educação e na Promoção Global da Saúde - ARISCO
Oficina de Origami
折り紙
A 20 de Janeiro iniciaremos uma pequena oficina, em 4 sessões semanais, em que serão trabalhadas e experimentadas as várias formas de origami mais tradicionais, acompanhadas da história e simbologia de cada uma delas, sendo uma iniciativa dinamizada pelo Banco de Tempo de Cascais.
Embora a oficina seja facilitada por uma portuguesa (Elsa Santos), tanto pela estreita relação que tem com o Japão – tanto por já lá ter vivido e mantido um contacto constante com a cultura (também noutros países por onde passou em que as comunidades emigrantes nipónicas eram significativas em números) – como pelo fascínio e contínuo trabalho com este tipo de artes e filosofias orientais e geral, propõe-se uma breve mas demonstrativa selecção de origamis durante este workshop, que pretendemos seja tanto informativo quanto divertido!
Esperamos que esta seja uma forma de adquirir uma nova ferramenta para trabalhar com crianças e jovens, descobrir um novo hobby, uma nova forma de meditar, decorar ou simplesmente ficar a conhecer mais sobre a história de um país que tem mais em comum com o nosso do que normalmente nos damos conta… Sendo que foram os portugueses os primeiros estrangeiros a entrar no país do Sol Nascente e a estabelecer relações comerciais e intercâmbios culturais que ainda hoje se reflectem em muitos aspectos da cultura japonesa – da culinária, ao vocabulário, da dança aos festivais de verão…
Origami é uma arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobragem de papel sem recorrer ao corte nem emendas.
Não se sabe ao certo quando surgiu o Origami, embora se saiba estar desde há milénios associado a várias técnicas de meditação e ao culto religioso de épocas antigas - quando divindades representadas em papel decoravam templos e estimulavam a criatividade de monges (sobretudo do budismo Zen).
A prática do Origami favorece a concentração, a destreza manual e paciência, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel - sendo tanto lúdica como terapêutica.

Contactos para esclarecimentos e pedidos da ficha de inscrição:
Miguel Narciso Irene Santos Cristina Querido
21 468 54 04 - lab.aprendizagens@gmail.com

Datas: 20 e 27 de Janeiro e 3 e 10 de Fevereiro - Quartas-feiras

Duração: 1h30m

Horário: 18h
______________________________

Conversas sobre...
Contextos Lúdicos na Educação e na Promoção Global da Saúde


Pela ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde com a colaboração do Laboratório de Aprendizagens.
Brincar é uma actividade essencial ao crescimento, ao desenvolvimento do indivíduo e ao processo de socialização. É através do brincar que iniciamos a descoberta de nós próprios, dos outros e do mundo, que ensaiamos os papéis futuros e interiorizamos as normas e regras da vida em sociedade, que assimilamos a nossa cultura.
“Se um dia aprendemos através do brincar, brincando seguiremos aprendendo.” (Raul Melo)
Para quê abordar o potencial do jogo como promotor da relação e como veiculo para a sociabilização, interiorização de normas e regras e treino de papéis.
Como Promover um espaço de partilha e reflexão sobre a utilização de contextos lúdicos associados às Práticas Educativas e à Promoção Global da Saúde.
O quê: Os jogos de dinâmica de grupos como instrumento de intervenção. A metodologia de acção-reflexão-acção.
Para Quem: Profissionais e estudantes das áreas da educação, saúde e acção social e todo e qualquer potencial interessado.

Duração: 2 horas

Quando: 3ª feira, 12 de Janeiro das 18h00 às 20h00

Local: Laboratório de Aprendizagens,
Rua Vale de Stª Rita, 47-B, 2765 Estoril

Nº inscr. Max. 20 participantes

Inscrições: lab.aprendizagens@gmail.com ; 214685405 (fax)
Contactos para esclarecimentos: Miguel Narciso Irene Santos Cristina Querido
21 468 54 04 - lab.aprendizagens@gmail.com

Por favor envie para o e-mail lab.aprendizagens@gmail.com ou via fax para o 21 468 54 05
Ficha de Inscrição: Contextos Lúdicos na Educação e na Promoção Global da Saúde

(Actividade enviada pelo laboratório de Aprendizagens)

Sem comentários: