quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FITIJ - IX Festival Internacional de Teatro de Santarém

FITIJ

IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SANTARÉM

17 a 26 de Outubro 2008

De 17 a 26 de Outubro irá realizar-se em Santarém, o IX FITIJ - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, uma organização da Câmara Municipal de Santarém e Teatrinho de Santarém.
Os espectáculos serão em diferentes locais, na cidade de Santarém.
Para os amantes do teatro fica a sinopse das apresentações:
VIENNA GLASS ARMÓNICA DUO - ÁUSTRIA
O Murmúrio das Estrelas - The Whisper of the Stars

Fascinados pelos sons produzidos por vidros, dois ex-violinistas formaram o Vienna Glass Armonica Duo. Pertencem aos melhores intérpretes de “glass armonica” e “verrophone” do mundo. A “glass armonica” é um instrumento composto por taças de vidro sobre um eixo que roda; a pressão dos dedos no vidro húmido produz um som indescritível de rara beleza. O “verrophone” é constituído por tubos de vidro, onde o toque nos aros superiores provoca vibrações, produzindo tons diversos; as notas são determinadas pelo comprimento dos tubos. Em todos os locais onde o Vienna Glass Armonica Duo actua, os espectadores ficam estupefactos e com os olhos abertos de espanto.

Dia 17, às 21.30h, no Teatro Sá da Bandeira – espectáculo Artemrede
Faixa etária: M / 6
Duração: 60’
Preço: 7,5 Euros
-------------------------------------------------------------
ULTIMACTO - TEATRO DE CEM SOLDOS - TOMAR
Joanico de Volta ao Mundo

O Joanico Viageiro anda sempre a viajar, o que é próprio de quem nasceu na Rua dos Passeios no País das Viagens. É filho de João Andante e Anica Caminheira, e sobrinho de Celeste Saltitona, conhecida por “Saltitonta”.
O Senhor Consoante é sábio porque está sempre a ler. Conhece muitas pessoas e lugares, pois vive numa biblioteca e vê tudo o que os livros mostram.
Falam dos viageiros da História de Portugal: Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Capelo e Ivens, Fernão Mendes Pinto, Luís de Camões, Gago Coutinho, Sacadura Cabral, e outros…
Vamos viajar com eles!

Dia 18, às 16.00h, no Círculo Cultural Scalabitano
Faixa etária: M / 4
Duração: 45’
Preço: 3 Euros
------------------------------------------------------------
COMPANHIA DE TEATRO POUCATERRA - ENTRONCAMENTO
Viagem para lá do Fim

( adaptação do texto “Restos” de Bernardo Santareno )

Um drama que retrata os ambientes humanos e sociais degradantes, de uma forma crua e violenta. Aborda instantâneos do percurso de duas jovens, cujo quotidiano é marcado pela problemática da dureza da toxicodependência, da prostituição e da marginalidade."Uma Viagem para lá do Fim" é uma inquietante reflexão sobre os fenómenos da exclusão social e da marginalidade, tão comuns nos dias de hoje. Dirigido a públicos diversos, é um espectáculo chocante e perturbador, feito numa atmosfera dramática muito intensa, que o público vive com grande emoção.
Dia 18, às 21.30h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 12
Duração: 75’
Preço: 3 Euros
------------------------------------------------------------
CEGADA, GRUPO DE TEATRO - ALVERCA
Kikerikiste

Duas caixas de papelão... dois homens... amigos… espécie de vizinhos. Mostram-nos o seu quotidiano de vida, algo rotineiro mas brincado, mesmo muito brincado, e com surpresas... De jogo em jogo, de brincadeira em brincadeira, com pantomina, divertem-nos com o bom e o mau das coisas.
Outra caixa... um tambor... outro homem. Este músico, que aparece e rapidamente se torna um elemento destabilizador dos quotidianos e até das amizades.
Kikerikiste = cócórócó, o galo cantou e o espectáculo vai começar!

Dia 19, às 16.00h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 6
Duração: 60’
Preço: 3 Euros
--------------------------------------------------------------
HOLBERG TEATRET - DINAMARCA
João - amigo para sempre

( Alle Tiders Jeppe )

Um espectáculo de máscaras e fantoches, muito divertido e com grande participação do público.
“Jeppe” (João) é o clássico pobre trabalhador rural, sem terra mas com inteligência. Ele é a figura mais popular no teatro dinamarquês, tendo sido criado por Ludvig Holberg (correspondente ao nosso Gil Vicente), e representado pela primeira vez em 1722. Contudo, os temas continuam a ser de grande actualidade.
“Como melhorar as nossas vidas” é a mensagem deste “one-man-show”, numa versão moderna do texto original.

Dias 20 e 22, às 16.00h, na APPACDM e na Escola Básica de S. Domingos
Faixa etária: M / 6
Duração: 50’
Nota: público exclusivo das referidas entidades.
--------------------------------------------------------------
TRIGO LIMPO, TEATRO ACERT - TONDELA
Andar nas Nuvens

Uma viagem ao país das nuvens com actores, marionetas, vídeo e música ao vivo. Um conto colombiano transformou-se num texto teatral inédito repleto de novos desafios criativos. Dirigido “sobretudo” aos mais pequenos, este trabalho incide num universo dramatúrgico e de experimentalismo cénico recomendado para todas as idades. “Andar nas Nuvens” serve o exercício poético de embelezamento do trabalho dos actores e das múltiplas linguagens artísticas que o teatro partilha em momentos imaginativos e loucos… “Andar nas Nuvens” para quebrar a normalidade de só aceitar o que nos dizem ser real.

Dia 21, às 10.30h e às 14.00h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 4
Duração: 45’
Preço: 3€ - Prioridade para escolas que participam no Projecto “A Escola vai ao Teatro”
-----------------------------------------------------------------
Café-Concerto com Paulo dos Anjos
Paulo dos Anjos com a sua contagiante música brasileira, é um óptimo motivo para uma noite bem passada com amigos e familiares no “bar musical” do FITIJ.
Neste espectáculo, Paulo dos Anjos apresenta canções de autores consagrados da música brasileira, tais como Tom Jobim, Chico César, Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, e outros, além de composições da sua própria autoria.
A sua simpatia pessoal e o seu poder de comunicação com o público, juntamente com o seu notório valor musical, proporcionam momentos de felicidade a quem o escuta.

Dia 22, às 21.30h, no Bar do Teatro Sá da Bandeira ( entrada livre )
-------------------------------------------------------------
TRUPE CÉNICA VILA DE SÃO VICENTE - BRASIL
O Alimento dos Deuses (a gostosa história do chocolate)

A história conta-nos as aventuras de dois viajantes que chegam à Vila de São Vicente, no Brasil, trazendo consigo o chocolate e as primeiras sementes de cacau.
Porém, duas mulheres atrapalhadas confundem os estranhos com bandidos arruaceiros, e é aí que tudo começa. Os viajantes são obrigados a explicar a origem daquele tão misterioso produto a um sentinela, que os ameaça de prisão.
É então que todos ficam a conhecer a história do chocolate no Brasil.

Dia 23, às 10.30h e 14.00h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 6
Duração: 50’
Preço: 3€ - Prioridade para escolas que participam no Projecto “A Escola vai ao Teatro”
-----------------------------------------------------------------
Café-Concerto com a Banda Scalabeat

Um bom serão com jovens músicos scalabitanos, que fizeram a sua formação musical em escolas de Santarém. Apresentam um reportório de qualidade onde se destacam sonoridades de jazz a criarem um ambiente agradável e acolhedor. Com um estilo musical distinto, ao ritmo de piano, bateria, violino, saxofone, baixo eléctrico e voz, a banda interpreta composições clássicas como Misty, All of Me, Fly me to the Moon, Summertime, e outras.
Igor Domingos, Omar Hamido, Sara Gabriel, Vasco Nogueira, Gerson Coelho e Carlos Gabriel, formam o "Scalabeat".

Dia 23, às 21.30h, no Bar do Teatro Sá da Bandeira ( entrada livre )
-----------------------------------------------------------------------
TRUPE CÉNICA VILA DE SÃO VICENTE - BRASIL
Brasil Colonial

Espectáculo sobre as origens do Brasil, mostrando o modo de vida selvagem dos primeiros habitantes, e as dificuldades que os colonos encontraram numa terra rude habitada por índios, que eram usados como mão-de-obra barata.
Homens e mulheres que chegavam do outro lado do mar, trazendo costumes diferentes. Aldeias que se erguiam num dia, facilitando o avanço dos novos brasileiros para o interior do continente, incorporando o território da América, e depois o Império Português, até ao Brasil de hoje.

Dia 24, às 21.30h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 16
Duração: 80’
Preço: 3 Euros
-------------------------------------------------------------
SALA D’ARMAS DE SANTARÉM
Brincadeiras Medievais

Com jogos que se praticavam na idade média, pretende-se uma grande e activa participação dos espectadores.
Essa interactividade, com especial incidência em crianças, tem não só uma função lúdica mas também didáctica, na medida em que as brincadeiras se vão explicando nas suas várias vertentes.
A recriação dos torneios medievais, com todo o rigor e aparato de cavaleiros e cavalos, a animação de carácter circense, cenas teatralizadas e lutas com espadas, conferem ao espectáculo que se faz na rua uma atmosfera deslumbrante, cheia de colorido e movimento.

Dia 25, às 16.00h, no Miradouro do Sacapeito
Faixa etária: M / 4
Duração: 90’
Preço: gratuito
-------------------------------------------------------------
INFLUX DANCE COMPANY - INGLATERRA
Arrival - Dança Contemporânea

“Arrival” resulta da junção de 3 coreografias de conceituadas companhias inglesas: Bedlam, Tavaziva, e Influx.
1ª - “Colapso em 4 Movimentos”, visa a meditação sobre a noção de colapso, sendo dançado com expressões corporais que se identificam entre o frenético e o absurdo.
2ª - “Jambori” (perigo), revela-nos os sentimentos das mulheres que em África lutam por uma vida melhor. A dança evolui através de uma atmosfera intrincada em emoções, que cativam o público.
3ª - “Ebb”, de estilo lírico, é uma lamentação dançada num imaginário e misterioso submundo, onde a solidão, os enganos e traições, se tornaram regra da vida.

Dia 25, às 21.30h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 12
Duração: 65’ (c/intervalo)
Preço: 3 Euros
------------------------------------------------------------------
PRIMEIROS SINTOMAS - LISBOA
Pedro e o Lobo (com base na obra de Prokofiev)

Uma extravagante família de saltimbancos conta e vive a história de “Pedro e o Lobo” por meio de música, dança, teatro e circo.
O teatro é feito com o fascínio do mundo das marionetas, o circo com as habilidades dos artistas, a dança com a expressão dos corpos, e a música do genial Prokofiev ouvida para se ver com a interpretação das personagens.
Pedro é “comunicado” com som de violinos, o seu Avô com fagotes, o Pássaro com flautas, o Pato com oboés, o Gato com clarinetes, e o Lobo com trombetas.
Um espectáculo que encanta crianças e adultos, inserido na “Festa da Marioneta”, por iniciativa da Artemrede.

Dia 26, às 16.00h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 4
Duração: 30’
Preço: 3 Euros
-------------------------------------------------------------------
Oficina de Máscaras
FORMAÇÃO COM MONA E NIELS DAMKJAER

Trabalho artístico de construção de máscaras e chapéus (capacetes), utilizando métodos muito simples. Máscaras que, com um vestido próprio, constituem uma figura total. O tema das figuras das máscaras será sobre o mundo mágico da vida animal, com pássaros ou seres fantásticos, segundo a imaginação e criatividade de cada participante. É solicitado a todos que tragam um chapéu, turbante, boina, boné ou capacete, como “fundamento” da máscara a construir. Este tipo de máscaras pode usar-se durante um carnaval, desfile teatral, ou qualquer animação de rua.

Dias 20, 22 e 24, às 10.00h, no Teatro Sá da Bandeira
Faixa etária: M / 12
Duração: 3 horas (cada sessão)
Preço: 10 Euros (custo das 3 sessões) - inscrições limitadas
---------------------------------------------------------------
Ateliers de Artes
ACÇÕES DE FORMAÇÃO NA LIVRARIA “AQUI HÁ GATO”

Ateliers para sensibilização artística de crianças, onde a criatividade e a imaginação fluem naturalmente. Ao longo da semana do Festival as crianças irão contactar com diferentes expressões artísticas: expressão plástica, teatro, dança criativa e música.
Aqui Há Gato oferece assim o “Programa Especial FITIJ”, integrado nos ateliers artísticos do ano lectivo 2008/2009.

Diariamente de 20 a 25, às 18.00h, na “Aqui há Gato”
Faixa etária: M / 4
Duração: 60’ (cada sessão)
Preço: (gratuito) - inscrições limitadas
Informação recebida dos organizadores: Teatrinho de Santarém

Sem comentários: