segunda-feira, 26 de maio de 2008

Formadores precisam-se

O instituto Jacques Delors abriu candidaturas para formadores, inclusivamente para dar formação nas ilhas (Madeira e Açores), sobre diversos temas. Se te interessar os prazos são até 15 de Junho.

Não esqueças de preencher a ficha de formadores que está lá no site:
EUROCID

Boa Sorte

Informação retirada do site EUROCID

Animador precisa-se

Estão a precisar de um animador (sexo masculino) para fazer estágio profissional numa Aldeia SOS na zona de Rio Maior (URGENTE!).

Enviar currículos para
heelliioo@gmail.com

Informação recebida de: Hélio.

Mediação de conflitos

Nos destaques do Blog podemos encontrar um documento sobre mediação de conflitos na adolescência, de Bruno Caldeira, presidente da Associação de Mediadores de Conflitos.
Um documento que está ligado à página Aldeias de crianças SOS.

Frase da semana 19 a 25 de Maio

"Deitar um sorriso faz feliz o coração não só de quem o dá como de quem recebe. Como diz Fader, ninguém é tão rico que dele não necessite; nem tão pobre, que não o possa dar". Ezequiel Ander-Egg, em: Animação, Artes e Terapias, 2007

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Noite do Diálogo Intercultural


Informação recebida de: SOS Racismo

Estágios remunerados europeus

No site EUROCID podemos encontrar algumas propostas de emprego e estágios europeus. Apesar de existir muita oferta, apresento algumas propostas que poderão ser interessantes. Normalmente, ou nunca mesmo, não pedem Animadores Socioculturais, mas na maior parte dos casos, basta ter uma licenciatura e assim os animadores podem candidatar-se.
Caso algum estágio vos interesse, aconselho a consultarem o site onde está publicado estas informações.

Estágios remunerados na Agência Europeia dos Direitos Fundamentais - VIENA

Data limite: 31 Maio 30 Novembro
Responsabilidades (entre outras):
Aos estagiários é concedida a possibilidade de desempenharem funções na administração da cooperação da Agência em domínios como o racismo, a xenofobia, a islamofobia e o anti-semitismo a nível europeu.
Duração: 3 a 5 meses
Períodos de estágio:
1 de Março a 31 de Julho (data limite para as candidaturas: 30 de Novembro)
1 de Outubro até final de Fevereiro (data limite para as candidaturas: 31 de Maio)
Bolsa mensal: 1.000 EUR
Fonte oficial:
Anúncio no sítio oficial da FRA [en]
Regulamento dos estágios na FRA [en] (PDF 270KB)
Sítio da FRA [en]

Estágio na UNICEF - Nova Iorque ou numa delegação

Candidatura espontânea
A UNICEF proporciona a estudantes a oportunidade de adquirirem experiência profissional na instituição. Os estágios poderão ser realizados em Nova Iorque, onde está sedeada a UNICEF, ou numa das suas delegações.
Duração: 6 a 16 semanas
Início:
Janeiro a Maio (enviar candidatura até dia 1 de Outubro)
Junho a Agosto (enviar candidatura até dia 1 de Março)
Setembro a Dezembro (enviar candidatura até dia 1 de Julho)
Fonte oficial:
Anúncio no sítio oficial da UNICEF [en]
Sítio oficial da UNICEF [en]
Informação retirada do site EUROCID

Apoios financeiros a projectos

Ao navegar no site Eurocid, descobri que estão abertas candidaturas a apoios financeiros europeus, a projectos, que não são só projectos sociais.
Se pretendes candidatar-te ou perceber melhor que tipo de projectos podem pedir apoios, consulta:

Bom trabalho!

Informação retirada do site EUROCID

Campanha de rolhas usadas

Para aquelas pessoas que gostam de cuidar do ambiente, agora têm uma nova oportunidade de ajudar na "Campanha de recolha de rolhas usadas".

Comece já hoje a juntar as suas rolhas de cortiça!
A partir de dia 22 de Abril (Dia da Terra) será iniciada a recolha nos restaurantes.

No Dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) já poderá colocar as suas rolhas nos "Rolhinhas" dos Hipermercados ContinentePosteriormente iremos alargar a outros locais.


A Quercus agradece, o ambiente e todas as pessoas.

Para mais informações consulte:

Informação retirada do site: QUERCUS

Revista N.º 2 "Animador Sociocultural" já à venda

E já agora enquanto o próximo número da revista "Prácticas da Animação" não chega, que tal dar uma vista de olhos na revista "Animador Sociocultural", da RIA:

A Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA) lançou já o 2.º número da Revista semestral "Animador Sociocultural" em suporte papel.

Uma oportunidade única para conhecer várias perspectivas e experiências em torno das questões directamente ligadas à animação sociocultural de todos os países iberoamericanos.

Estrutura: Artigos; Experiências; Resenhas; Notícias; Diversas informações relacionadas com a animação sociocultural de todos os países iberoamericanos.


Informação retirada do site da APDASC

terça-feira, 20 de maio de 2008

Colaboração na revista "Prácticas da Animação"

Através da revista "Prácticas da Animação" é possível aos animadores contribuirem com os seus trabalhos, como?

A revista "Práticas de Animação" é uma publicação on-line de periodicidade anual editada pela Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural, que reúne artigos de opinião, estudos, divulgação de projectos e outras rubricas que consideramos de interesse e que se enquadram no espírito da publicação, respeitando sempre os objectivos definidos.
O próximo número da revista será editado em Novembro de 2008, pois, o espaço temporal é suficiente para que nos animemos a participar neste projecto que entendemos ser dos Animadores e para os Animadores. «Estamos certos de que é possível fazer mais e melhor com a participação de muitos outros, e é neste "balão" de esperança que a todos convidamos a contribuirem para um projecto que não é apenas da Delegação Regional da Madeira da APDASC, é de todos aqueles que acreditam na Animação.»
Os interessados em colaborar podem consultar as
normas de colaboração no sítio da revista ou em alternativa contactar-nos através do e-mail revistapraticasdeanimacao@gmail.com.

Relembramos os objectivos que orientam o projecto Revista "Práticas de Animação":

- Divulgação da Animação Sociocultural através das suas diversas práticas educativas e culturais;
- Contribuir para a construção de um espaço alargado de debate e reflexão sobre a Animação em Portugal;
- Possibilitar que Animadores e outros profissionais possam contribuir para a afirmação de novos projectos associativos no âmbito das práticas de Animação Sociocultural;
- Reunir ideias e opiniões sobre teorias e práticas da Animação Sociocultural;
- Estimular os animadores a participar activamente num projecto colectivo.
Albino Viveiros
Director da Revista "Práticas de Animação"
Presidente da Delegação Regional da Madeira da APDASC

Informação recebida de: Dr. Albino Viveiros

Frase da semana 12 a 19 de Maio

"O verdadeiro trabalho de Animação é o fazer pensar, fazer falar e fazer actuar. Pouco a pouco, ele vai agindo de modo a que o grupo possa determinar por si mesmo, os seus objectivos e a escolher os meios mais adequados para os atingir..." Orlando Garcia (citado por Marcelino Lopes em Animação Sociocultural em Portugal, 2006)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pensar | Actuar - Participação e Cidadania Activa

No blog AniJovem podemos encontrar a seguinte informação:

Pensar Actuar - Participação e Cidadania Activa

Anigrupos informa que a APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança promove nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio, em Alvito (Alentejo) uma acção de formação para animadores sobre Participação e Cidadania Activa.
Esta acção de formação, ainda integrada na campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais" parte do pressuposto que as actividades de tempos livres, e em especial os campos de férias são, essencialmente, espaços de educação não-formal na medida em que podem, e devem, proporcionar às crianças e aos jovens vivências, experiências e práticas susceptíveis de contribuir para a sua formação nos mais variados domínios.
Em concreto esta acção de formação pretende proporcionar a aquisição de competências que promovam, no contexto dos campo de férias e de outras actividades de animação de tempos livres, de actuações que promovam a educação para a participação, elemento chave da cidadania activa e da inclusão social.
Este curso é, assim, uma oportunidade de reflectir sobre formas de integrar estas temáticas na animação de um modo prático, útil e divertido, como é proprio da educação não formal. E pretende-se, também, que seja um espaço de convívio e de partilha de saberes e soluções entre animadores.
A taxa de inscrição é de 25€, valor que inclui o alojamento e a alimentação.
Para obteres informações complementares e/ ou para te inscreveres (ainda há algumas vagas) podes enviar um e-mail para: monica.apcc@netcabo.pt
Ou telefonar para o 21 842 97 30.

Informação recebida de: José Vieira (AniJovem).

Festival de teatro de Pombal

Para quem gosta de teatro, o Festival de Teatro de Pombal, irá decorrer de 16 de Maio a 18 de Junho.
"A edição de 2008 do Festival de Teatro de Pombal decorre(...) com um conjunto de representações direccionadas para públicos diversificados. Durante cinco fins-de-semana o concelho de Pombal terá a oportunidade de assistir a representações de grupos como o Teatro Peripécia, Commedia a La Carte, Os Papa Léguas, Teatro Amador de Pombal, Três Tempos Teatro e Teatro Este, num festival que encerra com uma representação de Tomás Kubinek, o homem que lotou salas de renome, como o Royal Festival Hall, em Londres, e o Broadway´s New Victor Theatre, em Nova Iorque." (fonte: http://www.cm-pombal.pt/ ).
Quem não for de Pombal, aproveite este festival para passear e ver teatro.
Para mais informações e programação do festival consulte o site referido.

Site da Casa da Leitura

Para quem gosta de literatura recomendo-vos Casa da Leitura - http://www.casadaleitura.org/
Que embora seja destinada às crianças e jovens, os mais crescidos também podem dar um saltinho.

Para conhecerem um pouco melhor este site...

A Casa da Leitura nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 1000 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com actualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferiencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores.

O Serviço e Orientação da Leitura é o site que reúne o essencial da informação acerca das edições (recentes, sobretudo, mas também as clássicas, nalguns casos até de língua estrangeira) do vasto ramo da literatura para a infância e juventude, acessível através de uma Montra (com destaques para as quatro categorias) onde cada título é depois apresentado, nalguns caso com desenvolvimento em comentário e acompanhado da respectiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado. (fonte: http://www.casadaleitura.org/ )
Boas leituras...

Conversas Sobre... Laboratório de Aprendizagens

O Laboratório de Aprendizagens, em Estoril (Cascais), têm vindo a desenvolver "Conversas sobre..." onde abrange diferentes temáticas de interesse para quem trabalha com crianças (e isto não quer apenas dizer os professores).

Este laboratório define-se como:
Desde 2003, a Câmara de Cascais promoveu um espaço de reflexão a que chamou de Laboratório de Aprendizagens.
O Laboratório pretende ser um espaço de reflexão e de encontro para pessoas que trabalham institucionalmente com crianças. Abrange também alguns “cantos” de trabalho, onde cada um pode construir os instrumentos mais adequados para o seu contexto pedagógico. Defende-se, neste sentido, a auto-formação reflexiva.
Não se trata de um centro de recursos ou de um centro de formação, mas de um local onde damos importância ao não formal, à formação centrada “nas práticas”, ao apoio logístico a professores e escolas, e a uma rede de escolas e instituições educativas.
(fonte: http://labap.no.sapo.pt/proposta.htm )

No site do Laboratório podemos encontrar a notícia de uma das "Conversas Sobre...", da qual tive o prazer de poder participar e contribuir no passado dia 19 de Feveiro, passo a citar:

No dia 19 de Fevereiro realizou-se um “Conversas sobre... organização grupo/sala”, desta vez, sobre a organização de um espaço na Esc. EB1 nº 2 de Carcavelos (Ludoteca dos Lombos), onde decorrem actividades de enriquecimento curricular e que depois das 17h30m funciona de um modo diferente, evidenciando-se a autonomia por parte das crianças na sua organização. Contámos com a presença da Susana Pereira, uma das animadoras que organiza e dinamiza o referido espaço. A partir da visualização de um pequeno filme com imagens recolhidas no local (com participação das crianças) e que serviu como mote para a reflexão e a ligação à prática de cada participante, foi possível conversar sobre o modo de organização do trabalho pedagógico num contexto educativo específico assim como das relações entre todos os elementos do grupo - crianças e adultos. (Fonte: http://labap.no.sapo.pt/ )

Antes das 17h30 funciona as Actividades de Enriquecimento Curricular.
Após esse horário, passa a funcionar a ludoteca.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tempos livres na Suécia

Recentemente estive na Suécia, mais propriamente na Lapónia (nas terras do Pai Natal, no norte do país) e tive conhecimento do conceito de tempos livres nessas localidades e o contraste com o conceito português.
Digo contraste com o conceito português porque fiz dois estágios curriculares em ATL durante a minha formação.
Bem, como devem saber ATL significa Atividades de Tempos Livres. Mas o que é tempo livre? Se no tempo livre das crianças elas têm actividades programadas podemos então chamar essas actividades verdadeiramente de tempo livre? Já pensaram no verdadeiro conceito de ATL?
Apenas umas reflexões...
isto para dizer que os suecos já pensaram sobre isso...
ATL na Suécia (isto no ATL que visitei e do qual tive conhecimento através de um português que lá trabalha, mas que diz ser assim no geral):
- As crianças podem circular livremente pelas diferentes salas de actividades e escolher o que lhes apetece fazer;
- Se simplesmente não lhes apetece fazer nada, não fazem mesmo nada. Ninguém os vai obrigar, gritar, nada;
- Têm disponivel uma cafeteira e micro-ondas onde crianças do 1º ciclo (isto é com idades entre os 6 e os 9/ 10 anos) podem usá-los quando lhes apetecer para aquecer água ou outra coisa qualquer (não chamam um adulto e nenhum adulto entra em pânico por um miúdo de 6 anos mexer em água quente);
- No geral não existem actividades programas. São as crianças que gerem as suas próprias actividades;
- Gerem o espaço;
- Os adultos são meros vigilantes que respeitam as decisões das crianças;
- Quando querem ir para a rua brincar vão (agasalhados, mas podem ir);
- Ao entrar no edificío os sapatos ficam na entrada e andam de meias ou chinelos;
- As crianças não gritam, nem falam muito alto (deve ter haver com o aspecto cultural visto os suecos por natureza serem silenciosos ou falam baixinho. Imaginem um encontro de dois portugueses nas ruas da Suécia... Nem imaginam os olhares);
- A decoração das salas são muito personalizadas, com sofás, cortinas coloridas, tapetes, flores, etc. tudo o que possa transmitir calor e conforto como se fosse a sala da nossa casa...

São apenas pontos de vista, talvez não queira dizer que todos os ATL da Suécia sejam assim, mas a ideia geral que os suecos (com quem contactamos) transmitem é que por norma são mais ou menos assim como referi.
Ficam algumas ideias e sugestões que podemos adaptar à nossa realidade e tornar as nossas crianças mais felizes.

Resultados do 1º Inquérito do blog

Durante o mês de Abril, esteve a decorrer um inquérito no blog:
Que temas gostarias de encontrar no Blog?

Formação/ Educação, com 77% dos votos (27)
Dossiers sobre temáticas de Animação, com 57% (20 votos)
Eventos Culturais, com 57% (20 votos)
Outros, com 11% (4 votos)

Encerradas as votações, podemos verificar:

77% das pessoas que votaram esperam encontrar notícias relacionadas com Formação/ Educação.

A principal razão para a realização deste inquérito foi para ter uma ideia das expectativas das pessoas que consultam o blog e o tipo de informação que procuram.
Obrigada a todas as pessoas que votaram e contribuiram para este diagnóstico.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

quinta-feira, 1 de maio de 2008

O que podemos fazer pelo ambiente?

Ambiente: começar por nós

É muito frequente, na abordagem às questões ambientais, fazer alusão à necessidade de grandes reformas e investimentos em áreas diversas como a energia, o ordenamento do território, a conservação da natureza, os recursos hídricos, os resíduos, entre outras.

Apesar dessa necessidade, a verdade é que é possível fazer muito pelo ambiente enquanto essas reformas não aparecem. O que não pode acontecer é estarmos todos parados à espera que os governos acordem de vez para a prioridade que é necessário dar às questões ambientais.
Cada um de nós deve, como cidadão, adoptar boas práticas ambientais ao longo do seu dia-a-dia. Poupar água e evitar a sua poluição, evitar a produção de resíduos e colaborar na separação dos materiais para reciclagem, poupar energia eléctrica na iluminação ou nos aparelhos que todos temos em casa ou utilizamos no trabalho, utilizar cada vez menos combustíveis fósseis começando por utilizar o transporte colectivo em vez do automóvel individual, e consciencializar os nossos amigos e familiares para a importância de também eles colaborarem com estas boas práticas diárias. Se fizermos isto já estaremos a fazer muito pelo ambiente.

Helder Spinola *Presidente da Direcção Nacional da Quercus

Fonte: http://www.quercus.pt/

Várias actividades da Associação Rota Jovem

1. Sextas na Rota

- 2 Maio - Maratona de filmes
A Rota Jovem prepara-se para 15 horas de filmes.
Neste dia começamos às 18h com filmes novos, engraçados, diferentes... e só acabamos às 9h no sábado dia 3 de Maio com um pequeno-almoço espectacular.
Neste dia há posibilidade para dormir na Rota (traz saco de cama e almofada).
Marca a tua presença para o pequeno-almoço (€3) antes dia 30 de Abril!
- 9 Maio - Festa SVE
Já fizerste um SVE? Estás a fazer um SVE? Gostarias de fazer um SVE? Não sabes o que é o SVE, mas gostas de festas com um ambiente muito international? Hojé é o teu dia!
- 16 Maio - Churrasco
A malta arrotante gosta de comer bem, beber um copo e ter conversas interessantes com quem está por perto!
A Rota dá-te a oportunidade para tudo isto no nosso churrasco! Traz a tua comida e nos arranjamos o fogo!!
- 23 Maio - "Noite Chama"
Há quase um ano tinhamos a casa cheia de voluntários que ajudaram no Campeonato do Mundo de Vela. Nesta Sexta temos tempo para reviver estes momentos espectaculares e talvez...saber mais sobre o próximo verão!
- 29 Maio - Rota entre outros (PART I)
A Rota Jovem não vive numa ilha. À nossa volta há montes de coisas a acontecer. Hoje temos um encontro com a associação "+ Cultura". Queres saber mais sobre esta associação dinâmica? Aparece!

2. Intercâmbio Internacional “Close to Nature”

Tema: A ligação do Homem com a Natureza e o impacto do crescimento das populações e do aumento da dependência das nóvas technologias no processo de desenvolvimento sustentável.
O objectivo geral é a troca de experiências interculturais, através da compreensão, respeito e partilha das diferentes culturas dos países participantes. Para além disso, o tema “Close to Nature” servirá como pretexto e assunto para desenvolver actividades de ar livre e em contacto extremamente próximo com a Natureza onde se dará especial relevância ao trabalho de equipa, desenvolvimento interpessoal, criatividade e espírito de iniciativa.
Data: 22 a 29 de Junho 2008

Local: Veiros
Idade: Dos 18 aos 25 anos
Conhecimentos linguísticos: nível básico de Inglês.
Taxa de participação: Gratuita para voluntários
Inclui: viagem, alojamento, alimentação, programa de actividades, seguro e muita animação...
Inscrições: Enviar ficha de inscrição para rotajovem@hotmail.com ou entregar na sede da associação até 8 de Maio 2008.

3. Curso de Formação Internacional “All Inclusive”

Tema: Projecto de longa duração para facilitadores de educação de arte amadora.
O curso promove arte amadora (teatro, dança, música, pintura,...) como uma ferramenta para a educação não formal.
Data: 2 a 8 de Junho 2008
Local: Portugal
Inscrições: Enviar um mail para rotajovem@hotmail.com para pedir mais informações até 31 de Abril 2008.

4. Intercâmbio Internacional

Tema: Desenvolvimento sustentável (Educação para a Sustentabilidade, Consumo Crítico, fontes de energia renováveis, bens naturais, empregos verdes).
A ideia é partilhar experiências e reflectir sobre oportunidades concretas de intervenção em torno do tema.
NOVAS Datas: 10 a 19 de Junho 2008
Local: Chieti, Itália
Parceiros: Itália, Polónia, Portugal, Bulgária, Grécia, França, Roménia
Idade: 18 aos 25 anos
Conhecimentos linguísticos: nível básico de Inglês.
Taxa de participação: 25€ + 30% dos custos da viagem até ao destino final. Ser (ou tornar-se) sócio da Rota Jovem.
Inclui: Viagem + alojamento + alimentação + participação nas actividades previstas no programa + Seguro de viagem + muita animação...
Inscrições: Enviar ficha de inscrição para
rotajovem@hotmail.com ou entregar na sede da associação até 17 de Abril.

Para mais informações sobre estas ou outras actividades contactar a Rota Jovem: http://www.rotajovem.com/

Informação retirada do site: http://www.rotajovem.com/

Workshop Multidisciplinar - Psicomotricidade Infantil

WORKSHOP MULTIDISCIPLINAR
PSICOMOTRICIDADE INFANTIL

- Primeiros Socorros na Infância
- Motivacão no contexto educativo
- Organizacão de aula e esquemas de exercicios

Local: Auditorio da Biblioteca Municipal de Almeirim
Data: Säbado dia 10 de Maio, 10h/ 12h30 - 14h/ 17h
Inscricões/ informacões: 93 357 35 36 – 243 579 868
Destinatärios: Animadores, estudantes, professores e educadores.
Organizacão: Academia Hosana - Oficina de Ideias

Informacão recebida de: Ana Galego.